Fabíola Menezes



"...e não haver gestos novos nem palavras novas". 2012.  AST. 70x100cm

MEMORIAL DESCRITIVO


O contato com a poesia de Florbela Espanca e sua biografia provocou uma conexão fluida e imediata através de sua capacidade passional em expressar-se, com o nosso próprio interesse em um assunto ainda tabu como a Morte. A partir de dois pontos específicos de sua vida e obra se dá a perspectiva de nosso trabalho. Um dos pontos, a poesia A Vida e a Morte escrita em 1903 aos oito anos de idade e o segundo ponto, o Diário do Último Ano de 1930, um prelúdio de uma morte anunciada?!
A partir desses aspectos tão fortes a nosso ver, realizamos uma pintura que é a sugestão de um retrato de Florbela com a ideia de seus escritos finais, “... e não haver gestos novos nem palavras novas.” O vazio faz-lhe a companhia, e assim busca-se o fechamento de um ciclo, vida-vazio-morte.



A VIDA E A MORTE
Florbela Espanca

O que é a vida e a morte
Aquella infernal enimiga
A vida é o sorriso
E a morte da vida a guarida


A morte tem os desgostos
A vida tem os felises
A cova tem as tristezas
I a vida tem as raízes


A vida e a morte são
O sorriso lisongeiro
E o amor tem o navio
E o navio o marinheiro


11.11.1903


CURRÍCULO
Fabíola Menezes é artista plástica, professora de artes do Ensino Fundamental e Médio e professora voluntária na UFES. Formada em Artes Plásticas e Mestre em Artes, ambas na UFES, demonstra interesse pela iconografia mortuária e suas idiossincrasias. Sua dissertação de mestrado intitulada Registros do Bem Morrer - retratos mortuários e religiosidade em Juazeiro do Norte/CE teve por objetivo estudar manifestações singulares do uso do retrato mortuário e suas atribuições. Possui publicações de artigos em Anais de Congressos como no Congresso Latino-americano de Ciências Sociais e Humanidades: “Imagens da Morte”, 2010 e do CEIB – Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, 2009. Como produção artística, participou de exposições na Galeria de Arte e Pesquisa da UFES e em exposição realizada em Granada, Espanha sob o título Entre dos Costas em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário